"Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima"...



Morreu neste domingo aos 89 anos, vítima de complicações de uma pneumonia, o compositor e zoólogo Paulo Vanzolini. Ele estava internado na UTI do hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde quinta-feira, dia de seu aniversário.

Considerado um dos grandes nomes do samba paulista, Vanzolini é autor de clássicos da música popular brasileira, como Ronda e Volta por cima, dos versos "levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima". Ao todo, são mais de 70 composições em seu currículo.

Formado em medicina com doutorado em zoologia pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o músico desenvolveu as duas carreiras em paralelo, tendo dirigido o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, além de trabalhar na produção dos programas de Araci de Almeida na TV Record, na década de 1950.

Sua obra foi tema de três documentários dirigidos por Ricardo Dias. Os dois primeiros abordam seu trabalho como zoólogo, premiado pela Fundação Guggenheim, em Nova York. O mais recente, lançado em 2009, foi batizado de Um homem de moral e trata de sua carreira musical, com depoimentos de nomes como Chico Buarque, Miucha e Paulinho da Viola.

Deixa mulher, a cantora Ana Bernardo, e cinco filhos do primeiro casamento, entre os quais o diretor de cinema e vídeo e sócio da Conspiração Filmes, Tony Vanzolini.

O velório será nesta segunda-feira, no hospital Albert Einstein. O enterro deverá acontecer à tarde, no Cemitério da Consolação.

http://www.diariodepernambuco.com.br/

0 Comentários em ""Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima"..."

Postar um comentário

Comente