Conquista: IJOMA inaugura Centro Odontológico para atender vítimas de câncer bucal e garantir a prevenção da doença

O Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA) inaugura nesta terça-feira, 27, às 8 horas, o Centro Odontológico que funcionará na sede da Instituição. A data marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer. 

De acordo com o Padre Paulo Roberto, presidente do IJOMA, o Centro atenderá prioritariamente os pacientes em fase de quimioterapia e radioterapia, além do trabalho de prevenção e detecção precoce do câncer de boca. 

O atendimento será coordenado pelo Dr. Elvys Cunha, Estomatologista, voluntário do IJOMA. O Centro é mais um avanço no apoio as vítimas de câncer no Amapá. 

Realidade Brasileira:

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de boca é o oitavo de maior incidência no Brasil. A cada ano surgem mais de dez mil novos casos. A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores armas para reduzir o número de vítimas. 

As causas são as mais diversas como, o uso cotidiano e regular do álcool e do cigarro, má higiene bucal, uso de próteses dentárias mal-ajustadas, deficiências imunológicas e exposição ao sol sem proteção.

O aspecto mais alarmante desses dados demonstra que cerca de 40% dos registros de câncer bucal acabam em morte. Isso acontece porque 70% dos diagnósticos são feitos quando a lesão já atingiu um estágio avançado, por isso a importância da prevenção. 

IJOMA na luta contra o Câncer:

O Instituto foi inaugurado do dia 02 de agosto, deste ano, e é a primeira entidade filantrópica do gênero no Estado, sendo uma esperança para os pacientes sem condições financeiras para o tratamento.

Informações sobre atendimentos e serviços, na direção do IJOMA, localizado na Avenida Dr. Silas Salgado, no Bairro Alvorada. 

Por Lílian Guimarães
Assessora de Comunicação Voluntária do IJOMA
Contato: 8124-9681 e 9904-9491. 

0 Comentários em "Conquista: IJOMA inaugura Centro Odontológico para atender vítimas de câncer bucal e garantir a prevenção da doença"

Postar um comentário

Comente