Prédio do IJOMA será inaugurado dia 2 de agosto

O primeiro e único prédio público construído apenas com o dinheiro do povo! Todos na contagem regressiva e muita expectativa para inauguração do Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA), confirmada para o dia 2 de agosto.  

A solenidade de inauguração inicia às 8h30, o evento terá a participação de autoridades locais, voluntários e imprensa. 

Às 12 horas, haverá um almoço para imprensa e voluntários. E às 19 horas, uma belíssima celebração da Missa de Louvor, seguida por shows musicais.  

Últimos detalhes: 

Os trabalhos estão em ritmo acelerado para conclusão dos últimos detalhes no novo prédio, que vai dispor de 12 leitos, todos equipados para acolher e tratar doentes de câncer que não possuem parentes e os que se deslocam do interior em busca de ajuda sem condições financeiras. 

A estrutura do novo prédio possui apartamentos completos com capacidade para doze leitos, todos com banheiro, além de almoxarifado, farmácia, setor administrativo, copa, lavanderia e área de lazer com um pequeno jardim.  

No local, os doentes terão acesso a atendimento médico, odontológico, psicológico entre outros serviços. 

Realidade do Estado: 

No Estado são mais de 700 pessoas acometidas pelo câncer, sendo que deste total, 215 são cadastrados no IJOMA.  

Desse total, 20% dos que ingressaram com o tratamento estão evoluindo na busca pela cura da doença. Muitas são as dificuldades para quem sofre com o câncer, nem sempre o paciente consegue ter forças para reagir e infelizmente em alguns casos acaba se entregando. 

Quem foi Joel Magalhães? 

Joel Magalhães, jovem de 20 anos, vítima de câncer, morreu em 2001, depois de quatro meses de espera por uma vaga nos hospitais públicos, exatamente no dia em que conseguiu a liberação do tratamento em Belém. 

A importância do voluntariado:  

As vítimas de câncer precisam de atenção, carinho, de uma palavra de conforto, um momento de oração. E qualquer um de nós pode fazer isso, dedicar uma hora da semana e visitar um paciente de câncer.  

Pois a dificuldade em congregar pessoas para o trabalho voluntário é muito grande, porem, quando reunimos forças e damos as mãos, a tarefa pode se tornar menos árdua.  

Padre Paulo, homem dedicado a mais de vinte anos, em prestar assistência aos doentes de câncer diz: “Para ser um voluntário é preciso ter o desejo de ajudar, ter possibilidade para assumir compromissos e estar aberto para ser amigo, levar a palavra de Deus e principalmente esperança as pessoas que estão no fundo do poço. O trabalho voluntário não é o hobby que a pessoa faz o dia que quer, é compromisso. É também terapêutico, pois se trata de um momento em que se reserva para fazer o bem." 

Doações: 

O prédio está pronto, mas outras despesas virão, principalmente para equipar e manter a estrutura. Por isso, é muito importante a participação de todos. As doações serão sempre bem vindas!  

Por Lílian Guimarães
Jornalista
Voluntária do IJOMA
Contatos: 8124-9681 e 9904-9491

2 Comentários em "Prédio do IJOMA será inaugurado dia 2 de agosto"

  1. Anônimo Falou:

    excelente matéria. Thiago

    Anônimo Falou:

    gostei do texto

Postar um comentário

Comente