O que é ser irreverente?

Coisa mais normal do mundo. Você chega em casa, liga a TV e se atira no sofá. De repente, lá vem o noticiário desfilando seus petardos. Um deles, em especial, me intriga. Irreverência.

Afinal, que diabos significa ser irreverente?

Cazuza e Renato Russo eram irreverentes. Assim como o Mamonas Assassinas. Dizem que Renato Aragão e a Madonna também são irreverentes, igualzinho ao David Bowie e a turma do Casseta e Planeta. Que diabos toda essa gente tem em comum? Irreverência?

Recorramos ao pai dos burros: Irreverência - (do lat. Irreverentia.) S.f. Falta de reverência; desacato; qualidade de irreverente. Novo Dicionário Aurélio Buarque de Holanda.

Irreverente é quem, de uma forma ou de outra, por uma razão ou outra, escolheu um novo caminho. Irreverenciar é não baixar os olhos, reverentemente, diante da própria natureza humana. É tentar abrir uma nova porta.

No jornalismo, no entanto, convencionou-se que irreverente é qualquer um que seja meio maluco. Virou sinônimo de sandice. De ridículo. Os palhaços são irreverentes, dizem os reverentes. Assim como os revolucionários, respondem os palhaços.

Graças a decrescente qualidade da imprensa, a irreverência passou a ser um verbete-coringa que se aplica a tudo aquilo que nos é estranho, inusitado, incomum. Mais ou menos como a World Music. Virou World Music tudo aquilo que ninguém consegue definir direito o que é. Talvez, inclusive, a maior qualidade da World Music seja a irreverência.

Talvez, aliás, a World Music, a irreverência e a globalização formem um tripé sobre o qual a nova sociedade capitalista se erguerá. E nela, todas as palavras serão aplicáveis a tudo. Todos os cidadãos terão o mesmo nome. João ou José ou Maria, sei lá. Nesta comunidade tecnologicamente vigiada, aqueles que não forem Joãos, Josés e Marias serão irreverentes. E como tais, deverão ser excomungados, açoitados, banidos e sacrificados.

A vida será melhor quando pudermos varrer para debaixo do tapete da irreverência tudo o que sair da boca, das mãos e das mentes daqueles que não pensarem como Joãos, Josés e Marias. Todos que ousarem afrontar a nossa reverência.

0 Comentários em "O que é ser irreverente?"

Postar um comentário

Comente