Hoje é sexta-feira 13!

Peguem seus pés de coelho, trevos de quatro folhas, desviem das escadas e tomem cuidado com os espelhos, porque hoje é sexta-feira 13.

A data possui más reputações quando o assunto é sorte, e há pessoas que ficam realmente apavoradas nessa data. Mas você sabe de onde vêm essas superstições?

O número 13 e a sexta-feira

Odiado por alguns e amado por outros, o número 13 já é, há muito tempo, relacionado ao azar, embora haja também muita gente que o considere um número de sorte.

No tarô, por exemplo,  a décima terceira carta representa a morte. O significado não é necessariamente negativo, já que representa mudanças, que podem ser boas ou ruins.

Existem diferentes teorias para o motivo que teria levado a sexta-feira 13 a se tornar símbolo de maus agouros, e embora o número já fosse evitado milênios antes de Cristo, a mais forte explicação para a má fama da data está relacionada ao cristianismo – a Última Ceia contava com 13 pessoas à mesa, e Jesus foi crucificado numa sexta-feira.

Alguns acontecimentos ruins levam as pessoas a acreditar ainda mais nessa superstição. Veja só alguns fatos que ocorreram nessa data:

Foi numa sexta-feira 13 de 1307 que o Rei Filipe IV de França mandou prender, torturar e exterminar, simultaneamente, em todo o país, os cavaleiros da Ordem dos Templários.

Em 13 de outubro de 1972, uma sexta-feira, um avião que levava jogadores de um time de rúgbi uruguaio caiu na Cordilheira dos Andes. Para sobreviver, seus tripulantes se alimentaram da carne dos passageiros que morriam com o frio. O acidente rendeu até filme (“Vivos”, de 1993).

Em 13 de Dezembro de 1968, o governo militar do Brasil decretou o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e deu aos militares o poder de fechar o Congresso.

Acredite ou não, existe um nome para o medo exagerado e incomum do número 13: triscaidecafobia. O mais curioso é que existe até mesmo nome para o medo específico da sexta-feira 13!  Essa fobia pode ser chamada de   parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.

Embora muitos sejam céticos em relação a essas crendices, é grande o número de pessoas que teme essa data – o medo chega até mesmo a causar prejuízos, pois muitos deixam de viajar de avião ou fechar negócios devido à superstição.

E você,  tem medo da sexta-feira 13? Tem alguma receita para espantar o azar?  Deixe seu comentário contando pra gente!

0 Comentários em "Hoje é sexta-feira 13!"

Postar um comentário

Comente