Quem intercederá por eles?



Ricos, empresários e os influentes sempre têm o famoso “padrinho” (aquele que dá o empurrãozinho quando é solicitado). 

Agora, e os pobres mortais, trabalhadores que honestamente lutam pelo sustento de suas famílias. Quem intercede por eles? Posso afirmar com todas as letras que NINGUÉM! 

É de cortar o coração, o sofrimento das famílias que sobrevivem da agricultura familiar no Estado. O que ocorreu no início desta semana foi uma tremenda sacanagem.  Frutas, legumes e hortaliças, frutos de muito trabalho e sustento de inúmeras famílias, se perderam por ocorrência no atraso do trem que transporta a produção e os trabalhadores do interior para Macapá.

Cerca de vinte agricultores pedem o ressarcimento do prejuízo da empresa responsável pela linha férrea do Estado, a Anglo Ferrous Brazil, exploradora de minério no Amapá. A perda contabilizada pelos trabalhadores e repassada ao representante da empresa passa os R$7 mil, dinheiro sagrado para famílias que sobrevivem da agricultura. 

Ao ver a entrevista de um senhor de 81 anos, meu coração ficou embargado, uma mistura de revolta e emoção. Disse ele: “Vim para Macapá com R$2 no bolso, confiante de que venderia minha produção. E agora o que vou fazer? Como voltarei para casa? O que direi para minha família?”

Outro agricultor complementou minha revolta quando disse: “Nosso trem atrasou porque tivemos que dar passagem para os trens que carregam minério”. Isso é um absurdo, que dizer que os agricultores podem esperar e o minério não?

As famílias ainda reclamaram das condições precárias do transporte: “Não temos opção, somos obrigados a viajar em vagões escuros, imundos e utilizar banheiros fedidos. É muita humilhação”. 

Vou te contar... É tanto político ladrão, é tanta sujeira, é tanto empresário safado, é tanta canalhice, que cada dá vergonha, nojo, raiva, ódio... Em que porra de Estado vivemos?

A empresa disse que vai ressarcir os agricultores, assim espero que aconteça e bem rápido!

Por Lílian Guimarães.

7 Comentários em "Quem intercederá por eles?"

  1. Anônimo Falou:

    EXCELENTE MATÉRIA!!! RUI

    Anônimo Falou:

    mana tbm fiquei revoltada com isso. que putaria com os coitados dos agricultores. odio!! Tati

    Anônimo Falou:

    FALTA COMPROMISSO, NINGUÉM FAZ NADA PQ ELES SÃO POBRES HUMILDES!

    Anônimo Falou:

    muito boa sua colocação

    Anônimo Falou:

    tava com saudades dos seus textos. muito bom! patricia

    Anônimo Falou:

    PURA VERDADE

    Anônimo Falou:

    será que eles vao pagar o prejuizo desses coitados? Tiago

Postar um comentário

Comente