Dia Mundial do Rock com The Clash

Mais conhecido pela sua banda-The Clash-  Joe Strummer foi um guitarrista e vocalista consagrado pelo seu estilo punk rock.

Joe nasceu em 1952 na cidade de Ankara na Turquia.Sua mãe era uma enfermeira que passava pouco tempo em casa devido ao trabalho enquanto o seu pai era um diplomata indiano. o que fazia com que este e a família tivessem de se mudar a todo instante, passando por cidade como Cairo, Cidade do México e Bonn.

Aos seus 9 anos de idade John desenvolveu uma enorme paixão pelo rock ouvindo bandas como Beach Boys e The Rolling Stones.Mas o suicidio de seu irmão alguns anos depois o deixou profundamente abalado, retardando a formação de uma banda com seus amigos.

Em 1973 Strummer se mudou para Newport no País de Gales onde encontrou-se com músicos estudantes da sua faculdade passando a fazer parte da banda The Vultures.A banda da faculdade era originalmente fundada por Earl Terry Taylor guitarrista da banda enquanto Strummer era apenas o vocalista.Devido ao afastamento dos membros da banda por causa dos estudos da faculdade e do trabalho de coveiro de Joe a banda logo se desfez.

Pouco tempo depois Joe voltou para Londres e alugou um apartamento com seus amigos, e  mais tarde decidiram formar a The 101'ers(nome em homenagem ao endereço de onde eles moravam, Avenida Walterton, 101, em Maida Vale).A banda tocou em muitos pubs em Londres e em outras cidades na Inglaterra chegando a lançar um álbum de estúdio que seria considerado um sucesso pelos críticos da época.

Três anos após a formação do 101'ers, uma banda desconhecida na época chamada Sex Pistols abriram um show para a sua banda e Joe ficou extremamente impressionado pela qualidade daquele grupo.No mesmo ano Strummer foi convidado por Bernie Rhodes e Mick Jonespara formar uma banda, no mesmo instante Joe aceitou o convite, tendo ainda o baixista Paul Simonon , o baterista Terry Chimes e o guitarrista Keith Levene na formação da banda.

A banda se chamava The Clash e abriu o show dos Sex Pistols no mesmo ano.A banda logo se tornaria um trio devido a demissão de Levene e da saída de Chimes.O baterista Topper Headon mais tarde se tornou o baterista da banda em tempo integral, formando o grupo que levaria a banda a fama mundial.

Strummer e o The Clash passaram a abordar temas como a decadência social, o desemprego, o racismo, a brutalidade policial, a repressão política e social, e do militarismo em detalhe passando também a integrar uma Liga Anarquista formada por jovens ingleses.

Nos anos seguintes Strummer seria preso duas vezes por pichar um muro de um hotel e por bater com uma guitarra em um fã, o que causaria grandes impactos na banda mas também não diminuiria o sucesso da banda que ainda lançaria outros 5 álbuns de estúdio além do primeiro que havia sido lançado no ano de formação da banda, sendo destes, London Calling o mais famoso.

O The Clash teve seu fim em 1986 com um desentendimento entre os membros da banda.Após 16 anos do hiato da banda, em 2002 após ter gravado diversos discos solo, Strummer morreu subtamente em sua casa na cidade de Broomfield.Vitima de uma cardiopatia congênita Strummer deixou um legado de igualdade para as gerações que por si foram influenciadas.  

Por Lílian Guimarães.
Fontes de pesquisa: google e acervo Thiago Treesh 




3 Comentários em "Dia Mundial do Rock com The Clash"

  1. Anônimo Falou:

    Mostra pra ele aquele teu acervo... Ele vai se sentir no espaço. Não é nem santa ignorância, nesse caso é santa ingnorância. bj loirinha. Thiago Reis

    Anônimo Falou:

    Lora hj tem rock dos bons, bora marcar, dps podemos ouvir morrissey e the clash com a turma, sei q só vai querer ouvir isso mesmo. Ei afinal o que é the clash? brincadeira... calma... passou... passou... Raquel Verguenem

    Anônimo Falou:

    Um salvo para os ignorantes, mas acho que vc não colocou tudo, devia ter resgatado aquele teu post do ano passado sobre rock. Fica a dica. bj linda! Roberta Guedes

Postar um comentário

Comente