Parabéns para nós!!!




07 de abril é dia do jornalista. Profissão digna, que amo demais! Mas digo do jornalista de verdade, aquele que sabe escrever e principalmente passar a mensagem ao leitor ou telespectador. No meu sangue, tenho uma mistura ferrada de paixão pela reportagem de fato, aquele que vive na rua correndo atrás da notícia e pela assessoria. Faço as duas coisas com muito prazer. Afinal quem trabalha nessa área vive algo novo todos os dias!

O verdadeiro profissional tem que ter tesão pela profissão, espírito investigador e nunca se contentar com as respostas do entrevistado. Quem passa pelo ofício da reportagem aprende a conservar os amigos e, especialmente, os inimigos. O repórter é protetor: se contar para todo mundo quem lhe conta as coisas, ninguém lhe contará mais nada. O repórter, ainda, é expositor: publica aquilo que alguém quer que não seja publicado.

Um clichê diz que "a reportagem é a alma do jornalismo". Eu digo que o repórter é a garrafa do jornalismo. Se uma pauta couber dentro daquilo que o repórter pode fazer, é jornalismo; do contrário, é contingente: só serve para fazer peso na folha de pagamento do jornal ou atrapalhar o repórter.

Abraços aos meus amigos de profissão! 

Lílian Guimarães.

0 Comentários em "Parabéns para nós!!!"

Postar um comentário

Comente