Terceira Idade: Abrigo São José promove Gincana Esportiva Cultural

Alegria e descontração marcaram a abertura da II Gincana Esportiva Cultural, realizada no Abrigo São José nesta quarta-feira, 24. Serão três dias de programação realizada pelas equipes da Secretaria da Inclusão e Mobilização Social (Sims) que beneficiam 102 idosos.

A manhã começou animada. Antes do início da gincana, uma forma de aquecimento diferente. Os idosos aqueceram ao som de ritmos como bolero, forró e brega. Camisas personalizadas, faixas coloridas e balões identificaram as equipes. Atividades irreverentes estimularam os participantes.

O ponta pé inicial foi dado com a elaboração de cartazes e desenhos, com tema “O que é ser idoso?”. Os grupos tiveram 15 minutos para elaboração do material. A iniciativa abriu discussões de diversos assuntos que contribuiu para valorização do idoso.

E foi exatamente a palavra valorização, que José Pereira, de 74 anos usou para definir a Gincana. “Minha vida ganhou outro sentido, desde que comecei a participar de atividades como esta. Me sinto valorizado”, agradeceu.

Após a dança e elaboração dos cartazes, os ânimos foram reforçados com um café da manhã regado a frutas, vitaminas, sucos e bolos. Revigorados, os atletas da terceira idade partiram para segunda atividade: “Acerte o Alvo”. A missão era executar um arremesso no ponto demarcado.

Nem mesmo a idade avançada desanimou os competidores. Os idosos demonstraram muito pique. A vitalidade pôde ser vista na disposição de participantes como dona Ana Brazão, de 78 anos. Ativa e bastante animada ela foi grande destaque durante as provas.

“É bom demais a sensação de estar viva! Meu corpo pode ter envelhecido, mas meu espírito está mais jovem do que nunca. Aqui me divirto, faço novos amigos a cada dia e ainda recebo cuidados com minha saúde, carinho e atenção”, empolgou-se dona Ana.

A terceira atividade mais uma vez estimulou a criatividade dos grupos. O concurso de Poesia e Prosa revelou diversos talentos dentro do Abrigo. Cada equipe recebeu a missão de elaborar uma poesia ou prosa, sobre “A Sensação de Envelhecer”.

Pausa para o almoço e descanso. À tarde nada de ficar parado. Professores de Educação Física, Psicólogos, Fisioterapeutas e Voluntários colaboraram na apresentação de peças teatrais e organização do concurso de dança, nas modalidades forró e carimbo.

“Não queremos dar apenas alimento e abrigo. É preciso proporcionar qualidade de vida e valorização para terceira idade. Eventos como este tornam a vida dessas pessoas bem mais animada e estimulam a vitalidade dos idosos”, destacou Cleodinéa Paes, diretora do Abrigo.

ABRIGO SÃO JOSÉ:
O Abrigo atende hoje 102 idosos que são divididos como abrigados, do centro dia e do grupo de convivência. No local, eles fazem três refeições diárias, recebem acompanhamento de profissionais da saúde, entre os quais médicos, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem e nutricionista e ainda mantêm uma relação familiar dentro da instituição.

PROGRAMAÇÃO:
5ª feira 25/11 – Manhã: Orações, Alongamento, Apresentação do Coral da Escola Dom Aristides e Gincana envolvendo atividades artesanais com elaboração dos símbolos da pátria; e esportivas com Boliche e Bola ao Cesto.

Tarde - Jogos Interativos e Concurso de Dança com a presença do cantor Dy Marques.

6ª feira 26/11 – Encerramento das atividades com a escolha da Musa e Mister da II Gincana Esportiva Cultural do Abrigo São José; Premiações e Apresentação do cantor Amadeu Cavalcante.

INVESTIMENTOS:

 
O Estado do Amapá, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem 29.572 idosos acima de 60 anos. Nos últimos anos a Terceira Idade tem recebido inúmeros investimentos, que garantem a valorização e a longevidade dessa parcela da população.

Na saúde, a Terceira Idade tem garantida a prioridade nos atendimentos com a criação de Projetos como o “Ver a Vida” que objetiva suprir a demanda reprimida do Sistema Único de Saúde (SUS) com relação às patologias que atingem a visão.

Quando se trata de Inclusão Social o respeito à terceira idade também está garantido. Sob a organização das Secretarias de Estado da Inclusão de Mobilização Social e a do Desporto e Lazer, atividades como os “Jogos da Terceira Idade” os estimulam e os trazem novamente à vida ativa, fazendo com que eles se sintam valorizados.

A Sims é uma das principais parceiras que investe na valorização da Terceira Idade. Um dos locais que mais recebe investimento, por exemplo, é a Associação Beneficente Abrigo São José. A Secretaria é responsável pela administração do local, com alimentação e atendimento aos idosos.

Para os que não estão no Abrigo, o projeto “Grupo Vida Feliz” é uma opção de lazer. Criado em 2002, o grupo de Macapá conta com aproximadamente 1.300 pessoas, entre homens e mulheres. Em Santana são cerca de 800 pessoas inscritas. São investimentos e projetos como esses que fazem a diferença na vida dos idosos no Estado.

Por Lilian Guimarães

0 Comentários em "Terceira Idade: Abrigo São José promove Gincana Esportiva Cultural"

Postar um comentário

Comente